Friday, February 26, 2010

Nike Fresh Stuffs





Fruto do desejo da Nike Sportswear de celebrar a beleza do futebol, a marca apresenta uma coleção composta por seis linhas desenvolvidas através de colaborações e totalmente conectadas com as torcidas nacionais e os jovens que permeiam os universos do esporte e da cultura.
Artistas de renome do street art mundial foram convidados a expressar sua paixão pelo esporte e orgulho por suas seleções criando novos mascotes e brasões, por fim desenvolvendo perspectivas originais sobre os uniformes oficiais para criar seis novas linhas nesta coleção. A N98 Track Jacket e a pólo Grand Slam figuram proeminentes nas colaborações Nike Sportswear inspiradas pelo futebol.

INGLATERRA: JAMES JARVIS

Embora o artista gráfico James Jarvis seja reconhecido por suas ilustrações divertidas e contribuições para o fenômeno toy art, ele leva o esporte a sério. À primeira vista, sua interpretação do brasão da Inglaterra se mantém fiel ao arquétipo nacional, mas de perto o design é claramente obra de Jarvis: apesar da pinta de clássico, seu lado maroto é mostrado através de um sorriso e uma piscadinha . Jarvis usou xilogravuras medievais como inspiração, e o “10” no torso é tradicionalmente reservado aos jogadores mais belos do jogo.

BRASIL: NUNCA

Inspirado pelo simbolismo Inca e um estilo primal de graffiti conhecido como "Pixação", o artista de street art de São Paulo Nunca criou uma linha exclusiva com base no uniforme oficial da seleção brasileira, conectando com sua visão singular e através de elementos que representam a periferia, os torcedores ao esporte tão idolatrado por esta nação. Com cinco estrelas sobrenaturais o brasão em forma de olho simboliza os cinco campeonatos conquistados pelo Brasil, e a estampa de Nunca - que reveste o capuz do moletom, em conjunto com a escrita hieroglífica conectam esta linha à ancestralidade de uma forma moderna.