Tuesday, July 17, 2012

Dr. Lakra


LITOGRAFIAS DO ARTISTA MEXICANO DR. LAKRA CHEGAM AO RIO DE JANEIRO PARA EXPOSIÇÃO
Além de conhecer as obras e o artista, o público poderá, também, adquiri-las. São obras assinadas e numeradas com tiragem de até 30 unidades

Chega ao Rio no dia 21 de julho, exposição de l
itografias originais do artista mexicano Dr. Lakra.
Nascido em Oaxaca, no sul do México, Jeronimo Lopez Ramirez, artista e tatuador, une beleza e brutalidade em suas obras, seus objetos, colagens e desenhos ja foram exibidos em diversas galerias internacionais.
"Gosto de justapor coisas muito finas e delicadas com coisas consideradas brutais e selvagens", diz Dr. Lakra. "Eu me aproprio de imagens que podem mostrar a mulher como estereótipo e a transformo em outra coisa, em uma criminosa ou uma integrante de gangue. Quando se coloca os dois juntos se cria outra coisa."
Dr. Lakra diz ainda que pintar mulheres perto de símbolos macabros é uma forma de contrastar a vida, a morte e sua união e que "os diabos são apenas uma forma de representar a religião".O artista ficou famoso por tatuar bonecas, posters antigos de pin-ups, capas de revista e outros objetos encontrados.
A exposição reúne uma série de litografias que o artista produziu no seu característico estilo tattoo. As obras estarão disponíveis para aquisição do público durante e depois da exposição. As litografias tem tiragem limitada, que variam de 30 a 50 exemplares.
A exposição está sendo trazida pela primeira vez ao Brasil pela Galeria Antic & Modern de Barcelona em parceria com a Cooosmo Arte Contemporânea e será realizada na Homegrown em Ipanema.
Inaugurada em 2009 pelo gaúcho Ricardo Zielinsky, a Antic & Modern promove o intercâmbio cultural entre Brasil e Espanha, realizando uma ampla divulgação da arte brasileira no país europeu.
O Cooosmo Arte Contemporânea é um escritório de curadoria que busca novas alternativas de experienciar a arte através da revelação do processo criativo dos artistas, da relação das obras com o espaço expositivo e do encorajamento ao colecionismo.

SOBRE LITOGRAFIAS
Litografia é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz de pedra com um lápis gorduroso. Ao contrário das outras técnicas da gravura, na Litografia o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, diferentemente da xilogravura e da gravura em metal em que os desenhos são impressos a partir de fendas e sulcos na matriz.
SERVIÇO
DR LAKRA – EXPOSIÇÃO DE LITOGRAFIAS NO RIO DE JANEIRO
Quando: Vernissage no dia 21 de julho, a partir das 16 às 20 hrs ( Exposição em cartaz até o dia 02 /08)
Onde: Homegrown - Rua Maria Quitéria, 68 sobreloja – Ipanema – Rio de Janeiro

INFORMAÇÕES TÉCNICAS DAS OBRAS
Litografias assinadas a lápis e numeradas
Medidas: 76 cm X 56 cm
Ano: 2008 - 2009
Todas possuem CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE