XEPA DO BRIZA | HOMEGROWN
Apresentam ;
Bambu.teste.xepa
Escolhido dentre os quatro melhores projetos no Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social, promovido pelo UniSol e a Nike, o Xepa do Briza tem modificado a vida de diversos jovens da Zona Norte do Rio de Janeiro. O Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social busca encontrar um ponto de convergência entre o setor produtivo e as universidades, para que seja possível compartilhar conhecimentos, ao mesmo tempo em que é repensado o papel da educação e promovida uma articulação entre quatro instâncias: universidades, empresas, poder público e sociedade civil, numa cooperação estratégica a caminho de um mundo melhor.
O Xepa do Briza iniciou suas atividades em Outubro de 2009 nas depedências da PUC-RJ o Xepa do Briza consiste em uma parceria entre a INEMSOPAC -Incubadora de Empreendimentos Populares Solidários da PUC -Rio, UNISOL, ciep 339 Brizolão Mario Tamborideguy e Briza, projeto tinha como objetivo desenvolver coletivamente atividades entre os jovens do XEPA, eles participaram de um rico processo de formação e qualificação sócio-profissional envolvendo experiências de troca de saberes, de discussão sobre temas de interesse comuns, de comentários sobre leituras e de produção de conhecimento divididos em módulos de qualificação teórica e prática, assim chegando ao final do projeto com a aplicação do estudo e confecção do protótipo de um SHAPE constituído por materiais sustentáveis. Buscando um resultado em pról do meio ambiente, seguindo os mesmos conceitos de responsabilidade social seguidos por grandes empresas, buscando um tipo de madeira encontrada em áreas de plantio renovável.
A participação voluntária foi de extrema importância e trouxe uma riqueza valiosa no processo de aprendizado dos jovens do XEPA nas atividades desenvolvidas em um dos módulos proposto pelo projeto. Nestes encontros os jovens aprenderam muito em questões relacionadas ao universo de diversas técnicas relacionadas às artes gráficas, arte urbana, fotografia e ao design.
Nestas atividades, reunimos um seleto grupo de colaboradores para compartilhar seus conhecimentos, assim realizando atividades que foram de extrema importância para os jovens, que com estes conhecimentos conseguiram realizar diversas técnicas de ilustração, pinturas e experimentos obtidas em aulas práticas sob orientação técnica dos colaboradores para uma etapa prevista dentro do que era previsto no XEPA, realizar um evento.
Aprendemos com o Briza que tudo tem sua hora e estes seis meses de projeto provaram que quem ama aguarda o momento certo. E é com o apoio e a colaboração de amigos, colaboradores, parceiros e familiares que conseguimos concluir esta primeira etapa e convidamos para o lançamento do evento bambu_teste.xepa que vai acontecer na Homegrown entre os dias 20 de abril à 04 de maio na Homegrown e via galeria virtual pela revista fora do tempo no site WWW.foradotempo.com/xepa a partir do dia 05 de maio.